DESTAQUE

Descarte irregular: entulhos são encontrados em contentor de lixo no Centro


 Regularmente, a Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (Semob), orienta a população sobre o descarte correto de entulho e, especialmente, o de lixo doméstico, que deve ser depositado em lixeiras ou nos contentores de coleta. No entanto, novamente o equipamento foi encontrado com material proveniente da limpeza de quintais.

Desta vez, o contentor azul nº 431, que fica na Avenida Governador Lindenberg – atrás do quartel do Corpo de Bombeiros –, foi removido para Avenida Rufino de Carvalho, onde recebeu o descarte irregular de entulho e materiais de jardinagem, como terra e mato. A situação foi flagrada na manhã desta sexta-feira (22), durante a rota das equipes de limpeza pública no Centro.

“Os contentores são instalados em pontos estratégicos da cidade com a finalidade de facilitar a coleta de lixo. Todos são identificados através de numeração. E hoje, foi identificada a remoção do equipamento para outra via, onde foi enchido de terra e mato – material proveniente de um lote das proximidades. Isso compromete o processo de coleta e pode danificar o equipamento”, conta o secretário de Obras e Serviços Urbanos, João Cleber Bianchi.

Conforme o artigo 33 do Código Municipal de Postura, os materiais compreendidos como restos de construção civil, entulhos provenientes de demolições, matérias excrementícias, bem como terra, folhas e galhos dos jardins e quintais particulares, além dos resíduos de fábrica e dos lotes baldios, devem ser removidos à custa dos proprietários ou moradores do imóvel.

“A lei é clara quanto ao tipo de material que é recolhido pelas equipes de limpeza urbana do Município. Contudo, notificações são geradas constantemente para a remoção de areia, pedras, tijolos, telhas e demais materiais, que também são depositados irregularmente sobre calçadas e vias públicas”, informa o diretor do Departamento de Fiscalização e Postura, Laurindo Charles.

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos alerta sobre o mau uso dos contentores e pede à população que denuncie ações como essa pelos telefones (27) 3372 2117 e 98132 1297.

Postar um comentário

Postar um comentário